A Cooperativa Agrícola de Rega da Corte Pequena – Coopequena, situada no interior do concelho de Castro Marim, contratou a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico para fornecer eletricidade à bombagem de água da sua barragem até ao depósito de rega partilhado pelos seus 40 cooperantes. 
Localizada na bacia hidrográfica do Rio Guadiana, a barragem da corte Pequena foi construída em 1990 e permitiu fixar a população porque favoreceu a continuidade e melhoramento do cultivo agrícola da localidade. O sistema solar fotovoltaico está projetado para garantir o fornecimento de água às explorações agrícolas que ocupam aproximadamente 50 hectares.

Dado que estas instalações têm um tempo de vida útil que pode alcançar os 30 anos, o sistema solar garante o fornecimento de água de rega de forma sustentável aos habitantes de Corte Pequena no presente e para as suas gerações futuras.

A empresa algarvia DC-PV fez a instalação do sistema com 52 painéis solares no solo que perfazem a potência de 14.3kWp, as obras concluíram-se em dezembro de 2018. 
O investimento foi assegurado integralmente pelo município de Castro Marim que apoiou a concretização desta importante infraestrutura.



Três escolas do agrupamento Pinheiro e Rosa em Faro decidem avançar com a construção de sistemas solares fotovoltaicos que vão permitir reduzir os custos energéticos e baixar a pegada ecológica destes estabelecimentos. Em conjunto, a Secundária Pinheiro e Rosa, a EB 2,3 Neves Júnior em Faro e a EB 2,3 Poeta Emiliano da Costa em Estoi, integram sistemas com uma potência total de 226 kWp que vão produzir energia renovável equivalente ao consumo anual de 134 famílias e evitar a emissão de 224 toneladas de CO2.

Foi atribuído à DC-PV Lda o alvará de empreiteiro de obras públicas, número 90745 – PUB, na 4ª Categoria – Instalações Elétricas e Mecânicas, pelo Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC). A empresa está assim habilitada a executar instalações e a legalizar sistemas solares fotovoltaicos em empresas e instituições públicas Portuguesas. 


Partners

Ask our sales force a quotation and personalized economic simulation taking into account the current conditions of the place where your business or residence is operating and the expected return on investment.
Contact us +351 289 819 133