Serviços
SISTEMAS DE BATERIAS PARA AUTOCONSUMO INDUSTRIAL
A DC-PV projeta sistemas de armazenamento “chave-na-mão” para centrais fotovoltaicas e clientes industriais. O dimensionamento, escolha dos fabricantes e desenho da capacidade em baterias é feito tendo em conta as condições e necessidades no local de implementação, podendo se aplicar a novos projetos ou a instalações fotovoltaicas existentes.
A nossa equipa está preparada para projetar e implementar projetos de baterias para Centrais Fotovoltaicas ligadas à rede elétrica, assim como sistemas para armazenamento de energia e backup de instalações industriais.
Os sistemas de baterias para Centrais Fotovoltaicas que injetam na rede permitem otimizar os rendimentos do sistema, armazenando energia em períodos com valores kWh mais baixos para injeção em períodos de maior procura e consequentemente com valores kWh mais elevados. A escolha da capacidade de baterias a implementar deve ter em conta o perfil de produção de energia na Central Fotovoltaica e os valores kW h presentes e futuros do mercado de eletricidade onde o sistema está instalado. Um correto dimensionamento das baterias e escolha dos componentes a instalar obriga a um rigoroso planeamento e cálculos para assegurar o retorno económico do investimento e a fiabilidade de funcionamento do sistema a largo prazo.
A boa gestão energética da central necessita da integração das baterias com o sistema SCADA existente, para uma boa programação e rentabilidade do sistema.
A equipa da DC-PV é experiente no dimensionamento e implementação destes sistemas e oferece diferentes soluções ajustadas às necessidades específicas do projeto.
Os sistemas de baterias para autoconsumo industrial devem ser dimensionados através da análise do perfil de consumo da instalação industrial, identificando os equipamentos de maior consumo, horários de pico e consumo médio diário em kWh. O perfil de consumo tem de ser depois cruzado com os preços de energia kWh durante os períodos em que ocorrem para dar prioridade à utilização da energia armazenada durante as alturas em que a energia é mais cara, gerando assim poupanças maiores e um retorno de investimento mais rápido.
É fundamental ter um sistema de monitorização para acompanhar produção, consumo e estado das baterias em tempo real, permitindo a gestão energética, ajustes e manutenção preventiva.






